O escritor José Roberto Pereira, cadeira n.º 12 da Academia de Letras de Pará de Minas, lançará, no próximo dia 13 de março na sede da ALPM, o nono livro de sua carreira literária. Trata-se da obra infantil O Dia das Mães na Floresta, editada pela Editora Mosaico.
Para crianças de todas as idades, O Dia das Mães na Floresta traz, em suas entrelinhas, o afeto, um sentimento essencial diante das guerras entre nações, dos conflitos entre pessoas, grupos religiosos, etnias e nacionalidades e da crescente indiferença com a causa ambiental. Uma fábula que celebra a amizade, o amor ao próximo, a convivência entre espécies diferentes, a inocência, a alegria na primeira fase da vida e a importância da união para superar desafios e alcançar objetivos.
A história se desenvolve em torno de uma cigarra, Tutinha, que passa seu tempo cantando e não se preocupou, como os demais bichos da floresta, em encontrar um presente para sua mãe no Dia das Mães. Seus amigos, ansiosos para escolher um mimo especial, acabam optando por presentes perecíveis e efêmeros, que desaparecem antes da data festiva, deixando todos aflitos. Como essa história terminará? Somente a leitura de O Dia das Mães na Floresta poderá revelar as pistas para um desfecho surpreendente.
A literatura desempenha um papel fundamental na formação das crianças, lapida e amplia os conhecimentos de adultos em qualquer fase da vida, sendo uma ferramenta essencial na educação. A leitura estimula a imaginação e desenvolve habilidades linguísticas, cognitivas e sociais. Ao se deparar com histórias, a criança aprende a expressar emoções, a compreender diferentes perspectivas e construir empatia. Livros como O Dia das Mães na Floresta podem ser utilizados por educadores para abordar temas como a valorização da família, o respeito à natureza, ao próximo, aos sonhos, às amizades e às relações afetivas. A leitura em voz alta, por exemplo, pode criar momentos de conexão entre pais e filhos, estudantes e professores, avós e netos, fortalecendo laços e enraizando o hábito da leitura.
As ilustrações, mesclando traços da arte africana e mineira, foram criadas pela artista angolana Beatriz Valdez, a quem Pereira dedica a obra. Em cada página, o leitor irá se deleitar com imagens coloridas e ricas em detalhes – um trabalho artístico que eleva O Dia das Mães na Floresta a uma edição valiosa para qualquer apreciador de livros e para os profissionais envolvidos em sua produção. Também compõem a ficha técnica: Marriene Freitas (coordenação editorial), Carmélia Cândida (revisão de texto), Vanessa Malheiros (design de capa e diagramação) e Ricardo Rodrigues (edição de partitura e cifras da música composta por José Roberto Pereira para a história).
O primeiro lançamento ocorreu no projeto social Bola de Gude (rua Padre Zanor, 83, bairro Dom Bosco, Pará de Minas, MG) na tarde do dia 26/2/25. Na ocasião, José Roberto Pereira compartilhou seu encantamento pela literatura e sua crença de que cada história tem o poder de transformar vidas. "Espero que O Dia das Mães na Floresta inspire as pessoas a sonhar e a valorizar os diversos momentos da vida, dos mais simples aos mais intensos", afirmou o escritor, que também realizou uma sessão de autógrafos e interagiu com os leitores. O evento ainda contou com a interprete de libras, Elisiane Eny de Oliveira.
“O Dia das Mães na Floresta” foi uma obra viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo, MG, Edital LPG 08/2023 – Territórios e Paisagens Culturais, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. Pode ser adquirido na rede social do escritor (@joseroberttoo) ou no site da Editora Mosaico (https://www.mosaicoeditorial.com.br).
O lançamento será no dia 13/3, às 19h, na sede da Academia de Letras de Pará de Minas (Centro Literário Pedro Nestor, situado na rua Benedito Valadares, 183, centro, Pará de Minas), quando o escritor fará uma sessão de autógrafos e uma contação de histórias, com entrada franca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários neste blogue são moderados.