domingo, 26 de fevereiro de 2012


O ponto, ponto por ponto
 Terezinha Pereira

Dia desses, a sobrinha Ana Luísa, logo ao me encontrar, disse que tinha uma coisa para me mostrar. Tirou da bolsa uma bobina de calculadora, foi desenrolando o papel e lendo o que estava  escrito.
“Minha querida Ana Luísa Pão de Queijo de Minas. Oi, minha linda! Gostei de receber sua primeira carta. Aguardo outras. Gostei do papel enroladinho. Para lhe responder, escolhi este, é  quase igual ao seu.”
 Eu escutava o que Ana dizia como algo conhecido, porém, distante. “Você me falou de carta enigmática. O que é uma carta enigmática? Uma carta cheia de enigmas? Ou uma carta com um só enigma? Mistério... Então, veio com a piadinha: o ponto final é o asterisco usando gel. Sabia que o asterisco é um ponto descabelado? É. Tem cara.”
            Quando desconfiei que era uma carta que eu havia lhe escrito que Ana estava lendo, já era no final do texto.  Pudera. A data é de três de janeiro de 2006! A menina, hoje aos doze anos, naquela época, estava com oito.
Vou contar aqui o que escrevi a ela, na brincadeira, sobre o ponto e suas aplicações (ou implicações?). Pode ser que, em algum ponto, eu aumente algum ponto, pois quem conta... quem lê... corre o risco de fazê-lo. Dizem.
“Há ponto e pontos. Lembra do ponto de ônibus? Do ponto de vendas de qualquer coisa. Do ponto de táxi. Tem gente que faz ponto. No ponto.
Ponto final. Ponto-e-vírgula; três pontos das reticências... Ponto de interrogação? Ponto de exclamação!  !!!!!
O ponto que você faz no bingo... ou em qualquer outro jogo. O ponto alvo. O ponto na escala musical.  O ponto que você faz na prova. O ponto que acerta. Se erra o ponto, você fica a ponto de... Ou chega ao ponto de ...
Ponto fraco. Ponto de apoio. Ponto de honra.  Ponto pacífico. Ponto de controvérsia. Ponto cardeal! Ponto cego (este nem precisa de óculos). Ponto de referência. Ponto de vista. Ponto de discussão. E o ponto de luz no céu?
O ponto culminante da história. Al! Este é o ponto máximo! Ou o ponto alto? Montanhas, cordilheiras, países também têm ponto culminante.
Ah, menina! Quando estiver estudando Física, Geometria, Astronomia, Matemática, etc., vai ter que se cuidar pra não trocar os pontos. Ponto de ebulição. Conhece este? Que fervura! Ponto de congelação. Á água fica dura. E lá vem mais pontos cujo significado vai precisar conhecer: de cristalização, de fluidez, de fusão, de ignição, de orvalho, de transição, de universo, no contínuo espaço-tempo, de vaporização, fixo, de impacto, gama, ventral, impróprio, infinito, interior, inverso, isoelétrico, isolado, material, de Libra, de equilíbrio, solsticial, de fulgor, de impacto, de inflexão, de sela, de sutura, estacionário, inverso, ideal. Muitos destes também são usados para significar pontos figurados, metafóricos, não é mesmo? 
Sabe do ponto de bala? Do ponto da massa do pão de queijo? Do bife ao ponto. E do ponto da agulha? Ponto do tricô. Ponto do crochê... O ponto de Paris não fica na França. É ponto de bordado. E tantos são os pontos de bordado: de nó, de meia, de laço, de cadeia, de sombra, de bainha, aberto, fechado, alto, baixo, de cruz, cheio, de canutilho, de espinha, russo, de festonê, atrás. Pontos.
Quem trabalha numa empresa qualquer, conhece livro, cartão, folha, registro  de ponto. Sabe o que é assinar o ponto, bater o ponto, digitar o ponto. Funcionário público adora o ponto facultativo. Pessoa interesseira não dá ponto sem nó. Todo mundo está de acordo em relação a este ponto.
No teatro, aquele que fica escondido para ajudar ao artista a lembrar sua fala é chamado de ponto. Quando se usa o rádio para essa função, é chamado de ponto eletrônico. A propósito, você já dormiu no ponto? Já entregou os pontos? Em que ponto está sua pesquisa?
Na pintura, um ponto é uma pequena mancha de cor. O ponto é o início de tudo. Um simples toque da ponta* do lápis no papel forma um ponto. Pontos unidos formam uma linha. Um ponto em movimento forma uma linha. Epa! Haja pontos. *Ponta não é feminino de ponto. É extremidade. Ponto em que alguma coisa começa ou termina.
Embora não tendo discursado sobre todos os pontos, até certo ponto, creio haver-lhe falado do ponto, ponto por ponto. E que não tenha deixado ficar pra trás algum ponto enigmático. Ponho um ponto final nesta carta. Um ponto sem gel, que não era asterisco. Assunto encerrado.      
.
Beijos mil. TT
Lembrete: são 22 horas. Em ponto.
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.