quinta-feira, 2 de julho de 2020

Livro infantil de escritora da ALPM ganhou projeto em escola da periferia de Belo Horizonte



O  livro infantil "Bornata e sua boneca de papel", da escritora Conceição Cruz (Cadeira n.º 4 da ALPM) foi escolhido por professoras da Escola Municipal Deputado Milton Salles, na favela da Ventosa (Jardim América, Belo Horizonte) para realização de um projeto de leitura. Em tempo de pandemia, Bornata foi até os lares das crianças, com a ajuda de professores em teletrabalho, levando alegria, esperança e possibilitando uma melhor interação familiar. 

A Escola Municipal Deputado Milton Salles, em Belo Horizonte

Comentário de aluno sobre o livro

O projeto de leitura, com alunos na faixa dos 6 anos, foi desenvolvido na turma de 1.º ano do Ensino Fundamental pelas  Professoras Mônica Gomes Prata e Maria Bernadete Diniz Costa. A professora Mônica conta que  o Projeto Literatura tem como objetivo principal despertar o gosto pela leitura e visa atingir crianças de todas as faixas etárias. 

A professora Mônica Gomes Prata

Alguns alunos da turma do 1.º Ano
(fotos cedidas pela Profa. Mônica sob autorização)

Ela explica que, todos os dias, a professora que inicia as aulas (pode ser a professora referência ou a  professora de apoio) faz uma "leitura deleite" e, no final da semana, elege uma história para trabalhar de modo sistematizado. No caso, a escolhida foi "Bornata e sua Boneca de Papel". Diz ainda a professora: "como estamos em teletrabalho, postei a história e pedi para um adulto ler para a criança; após a leitura, pedi para cada um me contar porque a menina tinha esse apelido, de que material a boneca de Bornata era feita e porque ela desmanchou na água; e, por fim, a apreciação da obra: se gostou da história e por quê; após conversarmos, pedi também que cada criança desenhasse a parte que mais gostou". Ela avalia que o objetivo foi atingido e houve muita participação dos pais e das crianças.

4 comentários:

  1. O livro trouxe para os alunos uma visão diferente. Os brinquedos que hoje são fáceis de encontrar, possuíam grande valor, como para Bonata. Obrigada por publicarem o projeto!

    ResponderExcluir
  2. Que lindo projeto! Parabéns às professoras e a autora do livro!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo projeto! A história também é muito linda! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Conceição
    Eu só tenho elogios a fazer pois em virtude do seu projeto houve uma interação maior entre pais alunos e professores.
    Você oportunizou as crianças a darem um feedback da sua obra.Além disso elas tiveram um m9mento lúdico.

    ResponderExcluir

Os comentários neste blogue são moderados.