terça-feira, 30 de junho de 2020

A felicidade que buscamos está em nosso interior

Ailton José Ferreira
Cadeira n.º 7



Fomos criados por Deus para sermos sempre felizes. Para que o bem sempre predomine em nossas vidas. Mas por que então teimamos em lutar contra a felicidade, o bem que existe em abundância dentro de cada um de nós? Os animais irracionais, quando em harmonia com suas espécies e com o habitat natural em que vivem, demonstram felicidade. Porém, não sabem distinguir o que seja felicidade e tristeza. Se sentem bem e nada mais. E nós, seres humanos, que sabemos muito bem qual a diferença entre felicidade e tristeza, sofrimento e alegria, paz de espírito e atribulações etc., por que então ficamos perturbados e não conseguimos controlar nossas emoções? É absurdo! Mas parece até que não temos, às vezes, força para controlar e equilibrar nossa inteligência.
                     
  Meu avô Fernando (in memoriam) costumava sempre dizer para mim e meus irmãos, que a felicidade não se corre muito longe para encontrá-la, porque ela está dentro do nosso próprio espírito. E em qualquer lugar que estivermos, que seja no “fim do mundo”, se a deixarmos sair de dentro da gente para compartilhar com nossas vidas é certo que a harmonia e a paz nos acompanharão também em nossa jornada. Ele dizia também que o homem foi criado não somente à imagem e semelhança de Deus, mas também criado em harmonia com a natureza e todas as espécies vivas da nossa casa, o Planeta Terra.

Deus nos criou para sermos senhores da Terra, mas não para roubá-la, violentá-la e injustiçar e humilhar nossos irmãos e a própria natureza. Somos senhores, sim, para amar ao próximo, respeitando-o e também ao planeta e suas espécies. E quando achamos que podemos tudo, atropelando o que tiver em nossa frente sem olharmos para traz, aí surge a raiz do mal dentro da gente, querendo crescer e crescer, tentando matar a árvore do bem que já nasceu com a gente. O que traz a felicidade não são as coisas materiais e visuais que recebemos, e sim o que sentimos com amor em tudo que fazemos, exercitamos e buscamos nesta vida. Mesmo que a tempestade venha com força, no amor a tudo ela se tornará uma simples onda passageira.

Mesmo aqueles que se parecem para nós o mal em pessoa, também eles têm a semente do bem dentro de si. Simplesmente não brotou porque não regaram com a água necessária para o cultivo. Jamais poderemos justificar o mal que fazemos ao próximo e ao mundo. Você já parou para pensar que quando corremos muito atrás da felicidade, parece que nos distanciamos cada vez mais dela? Ficamos apreensivos, temos pressa em encontrá-la e esquecemos que ela está pertinho da gente, dentro do nosso interior.

Já vi escrito em algum lugar de algum sábio desconhecido que: “Quanto mais se corre atrás da felicidade, mais distante se está. Porque ela não está longe e sim faz parte do nosso próprio corpo. Basta apenas que usemos nossa sensibilidade e o amor que o Criador nos concedeu”. Então, porque não começamos agora a procurar a nossa felicidade em nós mesmos, começando por amar ao próximo?

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.