segunda-feira, 20 de setembro de 2021

Sociedade de letras, sociedade sadia

Ailton José Ferreira
Cadeira n.º 7

Quando falamos de uma sociedade desenvolvida ou em expansão, presumimos que estamos falando de um povo que tem paixão pelas letras, ou seja, que tem um índice de leitura exigida para que um país cresça e apareça no contexto mundial. Quando eu falo sociedade de letras, estou querendo dizer que o povo de um país conhece bem a sua literatura, a sua arte e cultura. É inconcebível uma sociedade crescer no contexto mundial sem conhecer a sua própria língua.

E, para que isso aconteça, é preciso que esta sociedade tenha incentivo, condições de acesso à literatura de seu país. Pois só assim, pode lutar pelos seus ideais para que se torne um país mais justo. É difícil? É claro que sim. Mas se ficarmos sentados esperando que Deus faça a nossa parte, jamais conseguiremos sair de um país em desenvolvimento, ou como dizem atualmente, “emergentes”. 

Parece até brincadeira, mas como vamos sair de um país emergente para um país desenvolvido? Temos que começar pela nossa cultura, aprender a admirá-la e amá-la cada vez mais. Precisamos ter acesso mais fácil aos livros, aprendermos desde a nossa infância a gostarmos de ler e escrever. Sentir a paixão pelas letras. Só se constrói uma sociedade mais justa e conhecedora de seus direitos através da leitura e, consequentemente, com a escrita. A literatura não é a maior das ciências, mas é a mais necessária para que alcancemos nossos conhecimentos em comunhão com as outras artes e ciências existentes.

Somos o que somos através do que conhecemos e aprendemos. E se não buscamos este conhecimento e aprendizagem, jamais poderemos caminhar mais rápido para os nossos sonhos e objetivos. Tomemos como exemplo um país como a França, em que a média de leitura por cidadão é de 13,4 livros anuais; nos Estados Unidos, 10 livros; em nosso continente, o Chile e a Argentina, para não falarmos dos outros países, têm uma média de leitura maior do que a nossa, respectivamente 7,2 e 6,1 enquanto que, no Brasil, é de apenas 2,4 livros se somarmos os livros didáticos.

Portanto, se queremos conhecer o mundo, crescer com ele, precisamos conhecer primeiramente a nós mesmos, através da literatura. Nossos políticos e governantes precisam se empenhar para que o povo tenha mais facilidade, mas para que isso aconteça é preciso que coloquemos as pessoas certas nos lugares certos, senão, continuaremos sempre “emergentes”.

Uma sociedade esclarecida é uma sociedade mais inteligente, lúcida nas ações e decisões que deve tomar. O crescimento é só consequência, quando um país respeita e ama a sua cultura, a sua literatura, a sua arte em geral. O sangue ‘corre’ nas veias com mais fervor e rapidez. E o nosso Brasil está precisando deste sangue nas veias, para que caminhemos a passos largos ao desenvolvimento que tanto merecemos. Pois acredito que nenhum outro país possui tantas riquezas naturais, minerais, animais, como o nosso Brasil. E é através das letras, que conseguiremos crescer justamente como merecemos, e dar a este povo maravilhoso uma vida decente e sadia. A nossa língua é considerada lá fora, como a mais bela, cheia de populismo, gírias e contrastes.

Um país, um povo, só tem consciência viva se conhecer, amar e respeitar a sua cultura, principalmente a Literatura. É lendo que se enxerga adiante, o futuro promissor. Então, o que estamos esperando?

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.