A Academia de Letras de Pará de Minas (ALPM), instituição dedicada à preservação e ao registro das transformações da língua portuguesa, do modo de falar, expressar e pensar do povo pará-minense, consolida-se a cada dia como umas das mais expressivas instituições de arte e cultura do município. Fundada em 20 de setembro de 1997, a ALPM promove eventos e atividades gratuitas que incentivam a escrita e a leitura, difundindo a literatura e transmitindo saberes para públicos de todas as idades. Desde 2021, a ALPM tem sua sede no segundo andar do prédio do Centro Literário Pedro Nestor, o que possibilitou democratizar o acesso do público às suas ações.
Um trabalho significativo que a ALPM faz em escolas da cidade e região é a distribuição de um livro, publicado a cada dois anos com textos dos acadêmicos, titulado Bianuário. Durante bate-papos e palestras sobre literatura realizados pelos acadêmicos, o público é agraciado com exemplares da obra citada. Ao longo dos anos, foram doados em torno de 10.000 exemplares.
Em 2024, a nova diretoria, composta pela presidente Carmélia Cândida, secretária Lígia Muniz e tesoureiro José Roberto Pereira, vem conduzindo uma gestão compartilhada com foco na ampliação do alcance da ALPM. Entre as principais ações, destacam-se a reforma e atualização do estatuto e do regimento interno, a certificação da instituição como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura e a abertura de vagas para novos acadêmicos. Ailton Ferreira, Geraldo Phonte Boa e Márcio Simeone compõem o Conselho Fiscal.
Em outubro, a ALPM promoveu um evento memorável no Museu Histórico de Pará de Minas, homenageando o saudoso acadêmico Dirceu Mendonça, falecido em 2002. Durante a cerimônia, foi exibida uma entrevista de Dirceu Mendonça realizada pelo acadêmico Márcio Simeone, emocionando o público. Na mesma ocasião, a escritora Hila Flávia passou de acadêmica efetiva para honorária.
Ao longo do ano, a sede da ALPM recebeu centenas de visitantes, que participaram de eventos organizados pela instituição e por artistas que utilizaram o espaço para iniciativas culturais e de formação, como: Clube de Leitura Ler para Tecer, coordenado pela escritora Terezinha Pereira; Nepsi – Núcleo de Estudos Psicanalíticos, organizado por Marcelo Guaraciaba; Grupo Reflexivamente, conduzido por Naliene Clemente; além dos projetos da própria Academia, como o Sarau Livre Vozes Poéticas, Café com o Escritor e as reuniões mensais dos acadêmicos.
Em parceria com a Cuidar Assistência, a ALPM realizou uma campanha para arrecadação de livros infantis destinados às bibliotecas do Rio Grande do Sul, destruídas pelas enchentes. A iniciativa mobilizou a comunidade pará-minense, resultando na doação de mais de 1.000 exemplares para crianças gaúchas.
O edital publicado em novembro de 2024 para a abertura de novas vagas possibilitou a entrada de quatro novos membros: Andréa Moreira, Eduardo Rodrigues, Francisco Vilas Boas e Vanessa Faria. A cerimônia de posse ocorrerá no próximo dia 26 de abril, às 16 horas, no Museu Histórico de Pará de Minas, com entrada franca.
Siga também a Academia de Letras de Pará de Minas nas redes sociais (@alpm.oficial).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários neste blogue são moderados.