segunda-feira, 7 de outubro de 2019

A busca pelo tesouro

Ailton José Ferreira
Cadeira n.º 7

As escrituras sagradas mencionam em alguns versículos e Jesus Cristo sempre, em algumas de Suas parábolas, nos faz refletir sobre os tesouros da terra e os do Céu, e sempre nos perguntamos: não podemos ter tesouros deste mundo, mas, se o tivermos, não ganharemos o tesouro do céu? Jesus Cristo é muito enfático quando diz que se ajuntarmos os tesouros terrenos, já teremos ganhado e não receberemos o tesouro celeste.
Porém, irmãos em Cristo, tudo o que o nosso Salvador nos ensina é que não podemos permitir que os bens materiais passem por cima das nossas qualidades, que o amor ao próximo, a solidariedade, a humildade sejam superadas então pela ganância, a soberba, o orgulho e a vaidade que nos fazem egoístas, querendo tudo somente para nós e, assim,  ignorando a fome, a injustiça e o sofrimento de nossos irmãos mais carentes. Diz a Bíblia que Zaqueu, chefe dos publicanos e muito rico, se converteu quando sentiu a presença de Jesus em sua casa, que Ele era realmente o filho de Deus e, ao ouvir Suas palavras sentiu um remorso tão profundo pelos bens adquiridos injustamente junto ao povo necessitado que decidiu devolver 50% de sua fortuna e, não satisfeito, devolver o quádruplo do que havia fraudado (Lc 19, 1-10). Até aquele momento Zaqueu predominava em seu interior a ganância, o poder, a vaidade e o egoísmo, mas a curiosidade em ver e conhecer Jesus mais de perto fê-lo se aproximar também da conversão e salvação, quando sentiu que poderia repartir a sua riqueza e devolver quatro vezes mais o que tinha usurpado das pessoas.
Portanto, infelizmente, ainda hoje existem muitos e muitos dos ‘zaqueus’ em nossas comunidades que teimam em deixar de sê-lo e continuar adquirindo mais e mais tesouros sem pensarem que o maior deles estará ou não reservado para nós. Porém, se aqui acumularmos tesouros materiais sem compartilharmos com aqueles que precisam de dignidade, condições humanas e conforto necessários para a sobrevivência, certamente não sobrará espaço em nossos corações para começarmos a juntar os tesouros espirituais em nossas vidas terrenas, que é a partilha da caridade, da solidariedade, da justiça, que nos levará ao encontro do maior Tesouro que é a vida junto a Deus.
Jesus Cristo nos ensina que o bem material é necessário, mas, tudo aquilo que está sobrando em nossas vidas, principalmente os bens materiais, com certeza estará faltando em algum lugar, em alguma comunidade. E, só perceberemos isso, sentindo em nosso próprio coração, quando estivermos em comunhão com Deus, através de nossas orações diárias, de deixarmos que nossos sentimentos de amor, solidariedade, justiça e fraternidade envolvam nossas decisões e ações.
A Glória de Deus é o maior Tesouro que um ser humano pode alcançar, porém, temos que diariamente encurtar o espaço que nos separa dele, conquistando nesta vida as pequenas moedas preciosas que nos levarão à conversão necessária para chegarmos até Ele. Podemos sim, viver bem materialmente, mas, sendo solidários com o nosso próximo mais necessitado e buscando sempre a justiça e a fraternidade.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.