terça-feira, 7 de abril de 2020

A prática pedagógica na conjuntura atual (1)

Ailton José Ferreira
Cadeira n.º 7


O quanto é importante na atual situação da Educação em nosso país sempre refletirmos sobre o ensino e seus profissionais, dos quais eu me incluo com muito orgulho e amor em ser um professor (Educador), embora não esteja atualmente atuando na área, mas, que ainda temos muito que caminhar e aprender, principalmente com a nossa juventude. E nada melhor do que nesta reflexão sempre nos lembrarmos daqueles que ajudaram a construir a Educação pelo mundo e que nunca se cansaram de transmitir o que achavam importante para o desenvolvimento educacional e, consequentemente, da humanidade. Por isso, precisamos, na nossa formação contínua, considerarmos os pensamentos, estudos e pesquisas destas pessoas tão importantes para a Educação mundial.

Claro que não pretendo aqui, neste curto espaço, esgotar o assunto e nem poderia fazê-lo, pois sou somente um aprendiz e que busca, como vocês, um sentido melhor para que a Educação em nosso país se desenvolva dentro daquilo que é necessário e atual para que a nossa sociedade consiga transpor as barreiras de todos os obstáculos e problemas que impedem que a Cultura e a Educação deslanchem. Portanto, é importante e necessário que nos ocupemos dos ensinamentos dos grandes mestres, filósofos, sociólogos e cientistas sociais e educacionais para tentarmos construir uma Educação à altura da nossa nação, pois, só assim este país sairá do anonimato e será respeitado como uma grande nação.

Em outras ocasiões já comentei sobre os problemas da nossa Educação, porém, nunca é demais retornarmos ao assunto e tentarmos dar uma pequena contribuição nesta área tão importante para que uma sociedade possa realmente ser grande.

Pois bem, Juan Amós Komensky, mais conhecido por COMENIUS, e que viveu nos séculos XVI e XVII, nascido na Tchecoslováquia, notabilizou-se por seu interesse pela Educação, exercendo grande influência no desenvolvimento da Pedagogia e seus estudos e pensamentos ainda são atuais para nós. Não foi o primeiro a preocupar-se em escrever sobre a arte de ensinar e aprender, porém, através dele, a arte de ensinar (eficientemente) denominada didática, adquiriu uma dimensão peculiar, o que fez e faz diferenciar de todos os outros estudos. Em sua famosa obra Didática Magna, COMENIUS nos mostra numa visão ampla sobre Educação o quanto a arte de ensinar é tão importante para o desenvolvimento educacional do Homem e o quanto o conhecimento velho com o novo conhecimento se mesclam. Na sua concepção de mundo, de homem, de educação, enfim todos os seus valores trazem as feições de todas as épocas. COMENIUS trabalhou com a ideia de universalização no ponto de vista social, isto é, todos os homens independentemente de sexo, cor, posição social, portadores de necessidades especiais ou não, são educáveis, são capazes de trocas de conhecimentos. A cultura pode ser repartida entre todos, pois, perante DEUS não existem pessoas privilegiadas.

De acordo com essa ideia da mente humana COMENIUS pode pensar em um método universal de ensinar tudo a todos. ARISTÓTELES, centenas de séculos atrás, já comparava a alma humana a uma "tábua rasa" onde nada está escrito e onde se pode escrever tudo. Ele dizia: “...o cérebro, prestando-se a receber as imagens de todas as coisas, recebe em si tudo o que o universo contém”.

Portanto, estes dois pensadores podem mostrar a nós, educadores, a importância de explorarmos o universo cerebral dos educandos, transmitindo e recebendo ao mesmo tempo conhecimentos, que, com certeza, poderão desenvolver melhor a Educação do nosso país, pois não podemos ignorar que a nossa formação constante e a troca de aprendizados entre educadores e educandos contribuirá em muito para a sociedade brasileira. Porém, nós educadores precisamos muitas vezes descer do pedestal; também precisamos de formação constante e aceitar que nossos educandos também têm muito conhecimento para transmitir. Ainda há muito que se discutir para o bem da Educação brasileira. Não vamos aqui falar de políticas públicas que os governos têm obrigação de implantarem para uma melhor Educação, porque é outro assunto que temos que explorar e cobrar dos nossos representantes.

Continuaremos numa próxima oportunidade.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.