sexta-feira, 24 de abril de 2020

A prática pedagógica na conjuntura atual - Parte 2: a interdisciplinaridade

Ailton José Ferreira
Cadeira n.º 7



Bem, continuemos com a nossa reflexão sobre a prática pedagógica na Educação atual. No artigo anterior, falamos um pouco sobre a universalidade e do pensamento de alguns filósofos e educadores de séculos passados, porém, não poderíamos falar da universalidade isolada, pois, a interdisciplinaridade também faz parte do pensamento deles.


Na prática pedagógica atual, nós, educadores, não podemos dispensar de forma alguma a interdisciplinaridade, que é sem dúvida na Educação atual o marco divisório para o desenvolvimento educacional e até mesmo cultural e social. Porque as escolas - e principalmente seus profissionais educadores - precisam reavivar a credibilidade que está em baixa na sociedade atual. Claro, não por culpa deles e das instituições em que trabalham, mas, pela situação atual, tanto por parte de nossos governantes e legisladores e, principalmente pela morosidade em se modificar o que precisa ser modificado em tempo hábil. E podemos agradecer isso à burocracia, aos poucos investimentos nas próprias instituições escolares etc...


Já dizia o filósofo ARISTÓTELES, que comparou a alma humana a uma tábua rasa, onde nada está escrito e onde se pode escrever tudo: “...Podemos comparar também o nosso cérebro, oficina dos pensamentos à cera, onde ou se imprime um selo, ou de que se fazem estatuetas [...] o cérebro, prestando-se a receber as imagens de todas as coisas, recebe em si tudo o que o universo contém".


Portanto, se trouxermos para os dias atuais e fazermos uma reflexão sobre a interdisciplinaridade, pode-se concluir que nossos alunos podem interagir sempre com a participação de seus professores em todas as disciplinas escolares e desenvolverem seus aprendizados e conhecimentos nas regiões em que as comunidades estão inseridas. Certamente se estará dando um grande passo para o desenvolvimento educacional. Claro que nós, educadores, precisamos ter consciência e formação constante para que a aceitação do trabalho coletivo seja positiva.


A interdisciplinaridade na prática educativa estimula não só os alunos, mas, principalmente, a competência do educador, pois ela se apresenta como uma possibilidade de reorganização do saber para a produção de um novo conhecimento, incentivando então a busca por meio da qual a construção desse conhecimento passa a ser priorizada. E, com isso, as disciplinas harmonicamente interagindo, se possibilita o desenvolvimento de uma postura investigativa no processo de ensinar e aprender. O educador e psicólogo HILTON JAPIASSU nos diz que: “A interdisciplinaridade exige uma reflexão profunda e inovadora sobre o conhecimento, demonstrando uma insatisfação com o saber fragmentado [...] a prática interdisciplinar é algo a ser vivido, enquanto atitude de espírito. Essa atitude é feita de curiosidade, de ruptura com o senso comum e de estabelecimento de relações com outras disciplinas, reconhecendo a necessidade de aprender e relacionar-se com outras áreas do conhecimento”.


Finalizando esta parte, então não podemos deixar à margem de nossas atividades de educadores a interdisciplinaridade, porque ela é, a meu ver, em nossa sociedade atual, o marco decisivo para a nossa formação contínua e a consequente transformação para uma Educação escolar nos moldes dos países mais desenvolvidos - claro que somado a maiores investimentos, inclusive nas instituições públicas.



QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Um comentário:

Os comentários neste blogue são moderados.