sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Natal

Carmélia Cândida
Cadeira n.º 2 


A mim, o Natal lembra família, pessoas queridas, estar juntos Menino Jesus, perdão, confraternizar, agradecer.

O Natal me traz doces lembranças da infância, como cenas de um filme que vão passando na minha mente: minha mãe fazendo o presépio, minha irmã montando a árvore, meus sapatos e os do meu irmão atrás da porta na noite de Natal e, pela manhã, a gente pulando de alegria quando encontrava nossos presentes. 

Vem-me o gosto da inocência e do encantamento que tudo me despertava. Revisito meus olhos sonhadores ao imaginar a passagem do Papai Noel em nossa casa, meu encantamento diante do presépio ou ajudando na montagem da árvore. 

Quando vamos perdendo pessoas queridas, o Natal passa a dialogar com nossa tristeza. A falta dói sempre, mas, em certas ocasiões, ela dói mais cruelmente. Uma dor que dilacera. Mas a gente não se abate, a gente segue, sempre em frente! Porque nós ficamos, nós estamos aqui e aqui também continuam pessoas que nos amam e a quem amamos. 

E é o amor, o afeto, são nossas relações afetivas o que vão nos sustentando. É o que nos nutre e faz querer viver, mesmo enfrentando dificuldades.

O que eu desejo é que neste e em todos os Natais possamos estar próximos das pessoas que são importantes em nossa vida. Mesmo que não seja possível fisicamente, que nos façamos presentes, como pudermos. 

Que demonstremos nosso amor, não só no Natal, mas cotidianamente. Não com palavras... ou não com palavras apenas, mas, principalmente, com nossas atitudes. O “eu te amo” se revela de muitas formas que não passam pelo dizer.  E que carinho jamais seja mendigado.

Que a gente não se esqueça, nem por um dia, do quanto somos importantes para nós mesmos, que o amor-próprio é fundamental, pois, amando o que somos, estaremos preparados para amar outras pessoas e para sermos amados por elas e, assim, nos respeitaremos e não permitiremos que nos desrespeitem. 

E que a gente sempre se lembre: a vida não tem nenhum significado se não houver  amor, se não dermos e recebermos afeto...

Desejo a vocês um Feliz Natal e um Feliz Ano Novo bem juntinho dos seus!

__________________________

Se gostou deste texto, siga a acadêmica em suas redes sociais e acompanhe mais de perto suas produções:  https://www.instagram.com/carmeliacandida/

https://www.facebook.com/carmeliacandidaa

___________________________

Ilustração:

Natal no Céu Azul - 2020

Desenho de: Samara Neves Canto 
Idade: 13 anos
Filha de Skarlait Neves Canto e Marco Tulio Neves Canto 
Eu, Skarlait Neves Canto, autorizei a publicação gratuita dos desenhos de Samara. 
Divinópolis, 13 de dezembro de 2020.
Instituição: ONG Céu Azul do Autista - Divinópolis/MG
Parceria: ALPM

Samara Neves Canto, diagnosticada com autismo Severo com 2 anos e 8 meses. Skarlait, mãe de Samara, é presidente e fundadora  da ONG CEU azul (Centro Especializado Unidos pelo autismo).

Nos últimos anos, Samara vem desenvolvendo habilidades em desenho.




Um comentário:

  1. A Samara, ao expressar-se por meio dos desenhos e a Carmélia, por seus belos textos, atestam um fato: "O 'eu te amo'se revela de muitas formas que não passa pelo dizer!

    ResponderExcluir

Os comentários neste blogue são moderados.