sábado, 25 de dezembro de 2021

A encarnação de Jesus, a partir do sim de Maria e de José

Regina Marinho
Cadeira n.º 6

Maria

Uma moça de Nazaré da Galileia prometida em casamento recebe uma visita inesperada. Diante do anúncio, perplexidade… assombro… dúvida... Sentimentos que experimentamos na nossa vida diversas vezes. Ela reflete, questiona, acolhe e entrega. Sabendo que Isabel, já idosa, está grávida de seis meses, vai ter com ela para servi-la e lá permanece até o nascimento de João. Plena de graça, entoa o magnificat, um hino de exaltação a Deus, por sua justiça em favor dos necessitados.

Não estacionar na perplexidade ou na dúvida, entender que desafios e conflitos internos podem ser pontos de partida para outros estados de ser, tomar partido em defesa dos despossuídos, dispor-se a servir, ter compaixão. Penso que essas posturas, daquela que se tornou discípula de seu filho desde a primeira hora, podem nos ajudar a viver melhor o Natal.

 

José

Muito se fala do sim de Maria que foi capaz de unir a terra e o céu. Mas vamos pensar agora no sim de José, pois nele se apoiou o sim de Maria. Já pensaram em como teria sido se Maria fosse condenada por adultério? A punição seria a lapidação. Tomado de incômodo, tristeza e dúvida, José teve um sonho. Na verdade, seu coração buscava compreender tudo aquilo, tão estranho e inesperado: Maria trazia no ventre um filho que não era seu e nem de homem algum. Por isso, José, homem bom, mais que justo, não querendo difamá-la, resolveu rejeitá-la secretamente. O sonho de José foi a resposta ao seu anseio de permanecer no amor, segundo a vontade de Deus. Seu exemplo, de transcender a justiça humana em favor da bondade, é fundamental para entendermos o significado do Natal.

 

Que você e sua família tenham um Feliz Natal!

___________________________________

Imagem:: https://www.klipartz.com/es/sticker-png-rlubt/download

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.