O Movimento Mulheres de Fibro de Pará de Minas, com a Associação Nacional de Fibromiálgicos, promove o evento especial "A saúde dos fibromiálgicos - A vida na centralidade do discurso". A programação conta com palestras que abordarão os desafios de amenizar as dores do corpo e da alma, com a participação de Victor Guilherme Lage Ferreira, mestrando em Economia Criativa e da psicóloga e psicanalista Jaqueline de Cássia Sousa Moreira.
Na segunda parte do evento, o foco será a legislação e as políticas públicas, com a palestra "Pará de Minas à frente da Legislação Federal", ministrada pela subprocuradora jurídica da Câmara Municipal, Sheila Bastos e por Mariana Viegas, enfermeira coordenadora da APS. O objetivo é destacar os avanços legislativos locais no cuidado com os fibromiálgicos. O evento conta com realização e apoio institucional da Procuradoria da Mulher e das secretarias municipais de Saúde e Assistência Social, reforçando o compromisso com a causa.
O encontro também terá um momento cultural com o lançamento do hino do movimento, composto por Conceição Cruz, escritora e compositora, membro da Academia de Letras de Pará de Minas (cadeira nº 4) e apresentações de voz e violão.
O evento será no próximo dia 25/09, às 15h, na Câmara Municipal de Pará de Minas. As inscrições gratuitas devem ser feitas no link: https://forms.gle/ZMFHEZYH9ZVkRj9b8.
_____________________________________________________
Assista ao evento e à apresentação do Hino no vídeo abaixo:
______________________________________________________
Veja a sequência da música ilustrada:
 









É com profunda admiração que exaltamos a sensibilidade da escritora Conceição Cruz, que, com palavras tocantes, deu voz e alma ao nosso movimento com o hino da fibromialgia. Sua escrita vai além da poesia — ela traduz, com verdade e empatia, a dor invisível que carregamos, mas também a força silenciosa que nos move.
ResponderExcluirAo nos colocar como "fibromiálgicos na condição de perdoar quem não nos compreende", Conceição revela uma das maiores grandezas humanas: a capacidade de acolher com ternura, mesmo quando o mundo nos responde com indiferença. Sua mensagem não é apenas um consolo — é um convite à resistência pacífica, à empatia e à transformação.
Mais do que suportar a dor, queremos viver plenamente. E o seu hino é um lembrete poderoso de que somos muito mais do que a dor que sentimos. Somos coragem, somos amor, somos poesia em carne viva.
Obrigada, Conceição, por nos enxergar com o coração — e por transformar nossa luta em canção.
Tudo, tudo que estas irmãs tocam vira ouro, fez falta ver a Rosária fazendo parte desta mesa das Cruz, gigantes, onde trouxeram leveva para falar de nossas dores. Conceição sua sensibiilidads nos emocionou. Obrigada!.
ResponderExcluirObrigada!
ExcluirAcredito na força de mulheres unidas. Como vibrou lindo a Câmara neste dia. Que orgulho ver um movimento com 5 meses conquistar tanta coisa pra nós. E o hino, que leveza e tanta coisa que nos ensina, parabéns a compositora.
ResponderExcluirConceição Cruz com seu talento nato e grande sensibilidade, inalteceu a nossa luta. Jeito Diferente _ O Hino do Movimento Mulheres de Fibro de Pará de Minas capta a essência das mulheres de fibro e de fibra, que enfrentam suas dores diárias e juntas lutam por direitos e dignidade, movidas pela força e esperança de que todas as pessoas acometidas pela fibromialgia e demais deficiências e doenças invisíveis, tenham melhor qualidade de vida valorização e respeito.
ResponderExcluirUma composição linda que me inspira a seguir em frente, com fé, a enfrentar o que for.
Obrigada Conceição
Achei maravilhoso o que o hino fala de diferente a sensibilidade , dificuldade dos fibrialgicos enfrentam cada uma coisa nova vamos descobrindo a mais do que já estamos enfrentando mais uma ajuda para chegar ainda mais nos nossos objetivos obrigado
ResponderExcluirmuito bonita a letra,tudo a ver com o que vivemos no dia a dia
ResponderExcluirO Hino ficou maravilhoso fala sobre oque sentimentos e quero mesmo ser como a borboleta poder voar sem sentir dor e as pessoas entenderem oque nós passamos esse hino diz sobre oque sentimentos obrigada conceição cruz pôr fazer esse hino que mostra que nos sentimos sim dor no corpo e na alma obrigada irmãs cruz e a todas as pessoas que estão nós ajudado a entender melhor sobre essa dor terrível Deus abençoe cada um que está nós ajudando. 🙏😍
ResponderExcluirMesmo em meio ao luto pela perda da nossa mãe, Maria Geralda da Cruz, Conceição Cruz, teve a força e a sensibilidade de criar um hino de motivação para nosso Movimento Mulheres de Fibro – Pará de Minas-MG
ResponderExcluirFoi um gesto de amor, coragem e entrega – feito no momento mais difícil, mas com o coração cheio de propósito.
Obrigada, Con, minha mana, por transformar sua dor em inspiração para tantas mulheres.
Você honra nossa mãe com essa força que nos emociona e nos impulsiona.
Seguimos juntas, com fé, empatia e resistência.
Com amor,
Sônia Cruz
Idealizadora – Movimento Mulheres de Fibro- Pará de Minas-MG
Realmente, a vida é muito bela...
ResponderExcluirE a Literatura, a leveza da palavras , a emoção do Hino, composto pela escritora e compositora dessa Academia de Letras: Conceição Cruz, a interpretação dos Artistas: Luciane Antunes e Kátia Nery, mais a percussão de Warley Sousa, tudo - em perfeita harmonia- tocou , de forma profunda e encantadora, a alma dos presentes naquele dia...Parabéns!
Parabéns para todas as mulheres envolvidas neste eloquente projeto!
ResponderExcluirO hino é muito sensível e fala de forma cheia de arte sobre a dor invisível que habita no corpo de muitas mulheres. A melodia acalma a alma e eleva nossos sentimentos, nos auxiliando a elaborar sentimentos mais leves. A música nos possibilita falar daquilo que por vezes não conseguimos expressar. E como dizia Nietzsche, a música é essencial para a vida, "sem música, a vida seria um erro".
ResponderExcluirAinda bem que encontrei este movimrnto de mulheres que vibram, vibram tanto que o bater das asas delas tranformam vidas.
ResponderExcluirTantas pessoas acolhidas de verdade! O hino é o reflexo desta vibração onde conseguem transformar dores em agradecimento. Obrigada Conceição por fazer parte da nossa história juntamente com a Sônia e Rosária.
"O hino 'Jeito Diferente', composto por Conceição Cruz, tocou profundamente nossos corações. Para nós, do Movimento Mulheres de Fibro essa música chegou como um verdadeiro bálsamo. Ela traduz com sensibilidade a dor, a coragem e a força de tantas mulheres que convivem com a fibromialgia. Mais do que uma canção, é uma forma de acolhimento, de representatividade e de união. Obrigada, Conceição, por dar voz à nossa luta com amor.
ResponderExcluir
ResponderExcluir"É impossível não se emocionar com a iniciativa do grupo Movimento Mulheres de Fibro ao idealizar a criação de um hino que representasse tantas histórias de superação. Meu sincero agradecimento por darem esse passo tão significativo e inspirador. E um agradecimento especial à talentosa Conceição Cruz, que com sua sensibilidade e arte deu vida à canção ‘Jeito Diferente’. Essa música é mais que um hino — é um símbolo de força, acolhimento e união para todas nós que convivemos com a fibromialgia. Gratidão por nos representarem com tanta verdade."
Nada supera a força de mulheres unidas num propósito. Estas irmãs Cruz mostra isto nitidamente em cada detalhe que cuida do movimento mulhrres de fibro A criação do hino pela escritora e compositora Conceição Cruz mostra o quão é nobre a atitude delas.
ResponderExcluirO hino trazendo a leveza de como lidar com as pessoas que não nos entendem. Mostra como é amar o próximo! Eu simplismente amei!