quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Prelúdio à primavera

Joandre O. Melo
cadeira nº 20

Hoje o Céu escureceu. O sol ainda estava a pino e uma enorme nuvem negra, vinda dos lados de nossa vizinha Itaúna, cobriu a sua luminescência, trazendo as primeiras chuvas depois do inverno; prelúdio à primavera.
O inverno ainda não findou, mas já começa a enfraquecer-se e a ceder lugar ao perscrutar de mais uma primavera que nos enche de alegria e esperança.
A época das flores, da renovação da ramaria dos arvoredos, avizinha-se. Doces odores já espalham-se pelo ar quente, parece saudar a próxima estação.
Os pássaros já pressentem a aproximação da primavera; entoam seus cantos multicores. Uma sinfonia de sons: arrulhos, chilros, silvos.
Mas a nuvem negra permanece intacta, balofa, prestes a se arrebentar – encheu-se com o calor, sugando as águas do São João e outros arroios que encontrou no caminho enquanto crescia – anuncia a primeira chuvarada, o calor sufoca e faz as primeiras gotas precipitarem-se quentes, pesadas. Despencam inclinadas pelo vento que sopra forte.
Subitamente, tudo se cala ou é suplantado pelo estrondo do choque das maciças e quentes gotas que se desfazem ao chocar-se com o solo duro e ressecado. Os raios comemoram como serpentinas e iluminam o dia que parece ter virado noite. E a nuvem escura desfaz-se aos poucos, entregando-se entre lágrimas e soluços toda a sua existência. Em breve toda a negritude pavorosa se transformará em um néctar que irromperá pelos sulcos da terra até às suas entranhas quentes e escuras; e, alimentará o submundo das raízes e sementes esquecidas. Trará à superfície novamente a vida. A vida que a sequidão e o sopro gélido do inverno roubaram.
Solitário, distante de todo esse maravilhoso espetáculo, aqui estou, preso em meu escritório, completamente seco e indiferente ao que acontece lá fora. Apenas penso nas informações que se sobrepõem com a rapidez alada da nova geração de redes de computadores. Vejo apenas a tela colorida artificialmente por luzes criadas por led’s – invenções humanas – dispostos simetricamente a criar imagens às quais respondo com frenéticos cliques do meu mouse. Neste mundo plástico, artificialmente colorido, matematicamente construído, vivo a ferros. E a bela e grandiosa ópera que se apresenta lá fora, é-me completamente indiferente.
No entanto, algo me alegra. Ao olhar, por um momento, pelo vidro da janela, açoitado pelas rajadas de gotas –- como projéteis cuspidos por metralhadoras -– observo um ipê a desfolhar-se. Vejo suas flores últimas flores amarelas, arrancadas impiedosamente; mas, junto com as flores sacrificadas vejo pequeninos embrulhos, observo com maior cuidado e assevero-me que são pequeninas sementes cuidadosamente embaladas em um invólucro de celulose transparente; vestidas para brotar. Arrancadas impiedosamente pelo temporal seguem tácitas em meio à barrenta enxurrada para cumprirem o seu destino... BROTAR OU MORRER...

Para ler outros texto do autor clique: Espaço "Intuição"

2 comentários:

  1. Joandre, a primavera chega e não podemos nos descuidar de observá-la. Agora há pouco nossa região foi tomada pelos ipês amarelos, aquelas maravilhas que a nossa colega acadêmica Hila Flávia jura que Deus fez de presente pra ela! Deixemos de lado toda a aridez que nos é imposta para observar a renovação da vida. Ainda há tempo de ver as últimas flores dos ipês...
    Márcio Simeone

    ResponderExcluir
  2. "presos em nossos escritórios" sem paredes... escritórios interiores, abafados em nós mesmo, embuçados em nossos sentimentos, sonhos e desejos, assim egoisticamente olhamos somente para o meu eu e não vejo o outro, não vejo o mundo, não vejo o tempo. Então, ironicamente perdemos tempo. E, depois? Depois nada.
    Você já abraçou alguém hoje, já "perdeu" tempo de ver o outro?
    Então, saia de seu escritório, venha para o mundo, viva a vida...
    Um abraço. É primavera...

    ResponderExcluir

Os comentários neste blogue são moderados.