quinta-feira, 4 de julho de 2019

Obra de escritora da ALPM ganha encenação teatral


O espetáculo "Impermanência", do grupo de alunos de Belas Artes-Teatro-UFMG,  foi baseado no livro da autora Maria Conceição da Cruz, escritora que ocupa a cadeira n.º 4 da Academia de Letras de Pará de Minas e a cadeira n.º 29 da Academia Divinopolitana de Letras. Ele vem sendo montado desde o segundo semestre de 2018. O ator principal, Wendel Guilherme, assim como a autora, também é natural de Pará de Minas. Vale destacar que ele é ex-aluno de teatro do competente Professor Rony Morais. Foi feita uma forte pesquisa em cima do mascaramento cênico, que compõe os personagens narradores e foi dada uma atenção especial ao trabalho vocal, visto que o espetáculo é um musical com canções autorais. O planejamento e a montagem iniciaram-se em 2018 e, no início de 2019, começaram os ensaios e a preparação para a  estreia no NEPOPO: Festival Nacional de Teatro de São João Nepomuceno/MG.

Os atores afirmam que "foi extremamente gratificante poder participar do festival e ver um trabalho tão árduo pronto e aplaudido de pé, por vários minutos", além do entusiasmo e emoção do público. Lograram o prêmio de melhor ator coadjuvante além de outras três indicações: melhor trilha sonora, também inspirada no livro; melhor atriz coadjuvante e melhor maquiagem.

Na mensagem do livro, a autora enfatiza que, independente da espécie da dor (perder um dente, um parente, o amigo ou o emprego etc.), sempre é possivel criar um atalho na dor e redescobrir o prazer de viver. Na peça, a jovem poeta acaba de terminar o noivado de anos. Ele, também jovem, publicitário, perdeu seu amor em um fatídico acidente. Por acaso ou destino, Ester e Saulo encontram-se e, juntos, tentam a reerguida do momento de luto. Enquanto isso, três entidades sobre-humanas assistem e interferem na estória sob comando de Senhora, que tenta mostrar a seus discípulos, através do encontro dos dois jovens, que sempre é possível reencontrar o prazer em viver. O que ninguém esperava é que Senhora guardava um segredo sobre o desfecho do romance que se iniciava. Independente do final, a lição que se carrega é uma só: a vida é um estado de impermanência - e ponto final.

11 comentários:

  1. Parabéns, Conceição!... Muuuito sucesso!... Que notícia maravilhosa!...Ainda quero assistir, "ao vivo e a cores"!...😲👍🙏👏👏👏💖💖💖

    ResponderExcluir
  2. Como me alegra esse reconhecimento mais que merecido de nossa escritora mineira!!!!! Ah Minas Gerais!!! Como é especial o seu povo!!!!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a autora e aos jovens artistas. A literatura brasileira é rica em talentos e quando são adaptadas para o teatro ou cinema é gratificante para todos os envolvidos. Sucesso a todos!

    ResponderExcluir
  4. Bom saber que uma obra escrita cria mais vida ao ser desenvolvida através de uma peça teatral.
    Parabéns a grande escritora Maria Conceição pela criação e aos atores pela transformação...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Maria Conceição da Cruz e ao grupo de alunos de Belas Artes-Teatro-UFMG, pelo reconhecimento tão merecido do talento de vocês. Espero que em breve se apresentem aqui em São Lourenço-MG, para que eu possa prestigiá-los.

    ResponderExcluir
  6. Maria da Conceição Cruz, ou simplesmente Conceição, é uma craque da escrita literária. Ainda, pródiga.Com o livro - peça de teatro - "IMPERMANÊNCIA", nos mostra o óbvio salutar: Ela, a acadêmica, é uma escritora de permanência.
    A Literatura agradece, sabedora que novas e belas obras virão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse do comentário sou eu, Conceição, Afonso de Castro Gonçalves, de Maravilhas.

      Excluir
  7. Muito legal, Conceição!! Parabéns a você e ao grupo de teatro Belas Artes-UFMG. Regina Marinho

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Conceição... sucesso... espero ter a oportunidade de ver...Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  9. Parabéns,amiga.A começar pelo título a obra deve seu excelente.E agora vê
    Lá encenada e maravilhoso.Parabens

    ResponderExcluir
  10. Bacana demais! Parabéns à escritora e ao grupo de atores!

    ResponderExcluir

Os comentários neste blogue são moderados.