terça-feira, 4 de fevereiro de 2020

O que faz um texto ser poesia

Geraldo Phonteboa
Cadeira n.º 14


Um texto é sempre um texto. Uma disposição de palavras carregadas de sentido uma ao lado da outra que vai expressando o pensamento do escritor. Sua intencionalidade, às vezes de forma intensa ou não. A forma como você dispõe estas palavras, como as "alinhavam" vai configurando como este texto será classificado e analisado pelos leitores. Este formato define o estilo literário do texto e, então, torna-se classificado como crônica, como conto, como narrativa, artigo de opinião e, até mesmo, um poema.

Em última análise tudo é texto, só e tão somente só. Mas convenhamos, há textos que o escritor consegue dispor as palavras de tal jeito que os "sons" que eles emitem parecem ter vida própria. A disposição dos sons das palavras, alinhada com outros sons de outras palavras vão compondo a melodia do texto. Estes "sons", às vezes, em sua maior parte, são tão maravilhosos que muda o sentido das próprias palavras utilizadas em sua composição, e então, chegamos a esquecer que estamos lendo um texto.

A poesia, de modo mais específico - por suas características próprias que é o de revelar e ocultar, dizer e não dizer, indicar e indiciar, promover e revolver à curva da obscuridade - é geralmente o texto que mais deixa de ser texto. Porém não é a sua disposição em versos e estrofes, em ritmo e rima que faz o poema ser poesia. Explico.

Uma poesia ultrapassa a forma de poema. A poesia é poesia pela forma como o autor encadeou os sons de modo a dar às palavras novos significados, de forma a dizer coisas de maneira única ou até então não pensada. O poeta, consegue, na forma, no ritmo e na rima - mesmos as mais dissonantes possíveis - atingir o impossível, sair do lugar comum e propor algo completamente inusitado. E para fazer isto o poeta se especializa em utilizar a metáfora.

Eis aí o segredo: a metáfora. O que faz o poema ser poesia é o domínio da metáfora por parte do poeta - ou seria o contrário: o domínio do poeta pela metáfora... Poesia não é para qualquer um! Poesia são para os de alma livre que se deixa embeber pelas metáforas, ora simples, ora complexas e mágicas. Sim as metáforas dão alma aos poemas e os transformam em poesia. As metáforas podem ir além e ultrapassar a forma do poema e transformar uma narrativa, um conto, uma crônica em poesia.

Comece a observar como os poetas utilizam-se das metáforas e verás quanta poesia está presente nos textos que escrevemos. Mas não se assuste! Você encontrará inúmeros textos dispostos em formato de poemas que não são poesias... são apenas textos.

A poesia é o inusitado do poema. Se preferir utilizemos conceito de poesia do grande poeta Manoel de Barros: "Poesia é voar fora da asa".

_____________________
Imagem: Gratispng

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.