sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

Escravas em seu próprio lar

Carmélia Cândida
Cadeira n.º 2


Ele trabalhou o dia inteiro. Chega em casa do trabalho, descansa um pouco, toma seu banho, se senta ao sofá para ver tevê, abre uma cerveja. Está cansado e irritado devido ao dia tenso. Precisa relaxar.

Ela também trabalhou o dia inteiro. Depois de pegar a filha na escola, chega em casa, corre para apanhar no varal a roupa que estendeu pela manhã, dobra-a. Dá banho na filha. Recolhe as coisas que ficaram espalhadas pela casa e vai preparar o jantar. Ela também está cansada.

Após o jantar, ela ajuda a filha com as tarefas da escola, coloca-a para dormir, arruma a cozinha, adianta as coisas para o dia seguinte. Ele vai assistir tevê no quarto. Por volta das 23 horas e trinta minutos, enfim,  ela pode tomar seu banho e dormir.

O marido está roncando há tempos.

Todos os dias, é mais ou menos assim.

O que passa na cabeça de um homem que fica sossegado, como um rei, enquanto a esposa cuida sozinha de todas as tarefas da casa? Ou o que não passa? Por que ele acha que está tudo bem ele descansar, relaxar, enquanto a esposa dá conta de tudo sozinha? Por que as tarefas ficam por conta apenas da mulher se o serviço é de todos que vivem na casa e se os dois são capazes? É justo isso? Não é a atitude desse homem egoísta por demais?

Ele não pensa no bem-estar da esposa. Aliás, não se preocupa com isso ou nem pensa a respeito. Está tudo bem. Está muito cômodo para ele assim. Afinal, a mulher nasceu pra servir. Nasceu?! E homem não leva jeito para essas coisas. Não?!

Que fique claro (infelizmente, ainda é preciso repetir este discurso): pai, marido não ajuda a cuidar dos filhos ou nas tarefas de casa. Nem outras pessoas que moram na casa, além da mãe. Quando a mulher diz “ele é muito bom, me ajuda muito”, está dizendo que as tarefas da casa são responsabilidade dela, o que não é verdade, apesar de isso ter sido imposto pelo patriarcado. Essa visão e essa fala precisam ser mudadas. Pais, maridos, filhas/filhos que fazem tarefas na casa não estão ajudando, mas fazendo tão somente sua obrigação. E não são especiais por isso, são apenas o que devem ser.

Parem de explorar a mulher. Enquanto essa e outras formas de exploração, de dominação, de abuso, não forem eliminadas, tantas e tantas mulheres continuarão como escravas em seu próprio lar. Muitas delas satisfeitas ainda. Será?

____________________________

#leiamaismulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.