quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Quaresma: um tempo de graças

 

Ailton José Ferreira
Cadeira n.º 07

Meus irmãos em Cristo, que tempo riquíssimo é o da Quaresma! Deus derrama grandes Graças sobre todas as pessoas que procuram vivê-la em intensidade profunda. Mas, como se originou o Tempo Quaresmal? Foi dos quarenta dias que Jesus passou no deserto em jejum e oração, antes do seu início de vida pública.

E hoje ela continua tendo o mesmo sentido para todos os cristãos, pois continua sendo um tempo de oração, jejuns e de esforços que nos fazem aproximar de Deus. Isto, para sermos cristãos fervorosos, libertos e sempre cheios do Espírito Santo, nosso Paráclito (Advogado). A Quaresma, meus irmãos, é um tempo de verdadeira conversão e, converter-se é darmos uma reviravolta em nossas vidas, mudando e transformando a ordem das nossas prioridades e que, muitas vezes, nem são prioridades para a nossa salvação e a de nossos familiares.

Converter é colocarmos Jesus Cristo em primeiro lugar em nossas vidas, nos nossos pensamentos e atitudes. É deixarmos que Ele caminhe com a gente em todos os momentos, nos orientando e dirigindo nossos atos. E se vivermos bem a Quaresma, com certeza ressuscitaremos com Cristo na Páscoa. Pois, mesmo que tenhamos uma vida de oração, correta e de justiça e amor para com o próximo, ainda assim, sempre haverá um ponto ou outro em cada um de nós que precisará de conversão. Sempre deveremos expulsar o “homem velho” que existe em nosso interior para dar lugar ao “Homem Novo”, que Cristo quer introduzir em nosso ser. E por essa razão precisamos encarar mais este tempo Quaresmal como um convite que Deus Pai está fazendo a cada um de nós, porque Ele não se cansa jamais de nos convidar para participarmos do Seu Plano de Amor e da Ceia de Seu Filho Muito Amado.

E para darmos um passo muito importante neste Tempo e consequentemente abraçarmos mais ainda nossos “passos na fé”, é buscarmos o Sacramento da Confissão; e os Propósitos necessários para vivermos bem este período: SILÊNCIO, ORAÇÃO PESSOAL, VIA-SACRA, OBRAS DE MISERICÓRDIA, PERDÃO e finalmente a CONFISSÃO. Transcrevo aqui as palavras do Padre Eduardo Dougherty, SJ, para nos guiar nesta Quaresma:

“Reserve um tempo do seu dia para sua oração pessoal. Leia e medite a Palavra de Deus para então colocá-la em prática. Algumas passagens da Bíblia: Eclo 17, 21-23; Eclo 21, 1-2; Prov 15, 9, que poderão ajudar no seu encontro íntimo com Deus.  Faça uma visita a um doente, um idoso, um órfão, infelizmente ne período de Pandemia é difícil fazê-lo, mas você pode rezar por eles, ajude uma família necessitada doando uma cesta básica, roupas. Enfim, faça algo de bom por alguém. Quaresma é tempo de nos reconciliarmos com o próximo. Peça a Deus a graça de dar o primeiro passo. A Confissão é um Sacramento que nos conduz à adoração e quem confessa os próprios pecados está agindo em harmonia com Deus. Você sentirá a diferença em sua vida, porque essa diferença é a graça e a benção que vem junto com este perdão”.

Portanto, esses são os momentos para nos reconciliarmos com Deus, porque só Ele pode nos dar a paz que tanto almejamos.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.