quinta-feira, 27 de maio de 2021

A razão nem sempre tem razão?

Ailton José Ferreira
Cadeira n.º 7


Quando digo isso, não estou tirando o verdadeiro mérito da razão. Mas sim a colocando em seu verdadeiro lugar e no momento adequado. Pois a razão sempre terá espaço em nossos pensamentos e decisões, porque faz parte do equilíbrio da vida. Com a razão temos um sentido das coisas, sem ela tudo se perde. Porém em alguns momentos nem sempre a razão vai nos ajudar, porque os sentimentos falarão mais forte. E será que é bom isto acontecer? Algumas vezes sim, mas, na maioria delas...

Tomemos como exemplo o Amor. Em todo o relacionamento que o Amor estiver presente, certamente ele terá razão. Mesmo que muitas vezes a razão deste amor não tenha sentido. Porém, é o Amor o maior de todos os sentimentos. E sempre que isso acontecer, precisamos manter o equilíbrio necessário para não trocarmos “alhos por bugalhos”. A razão é o equilíbrio de nossas ações. Ela é necessária e indispensável em nossos atos e decisões durante a vida. Por isso tenho cá em meus pensamentos que, na comparação entre o amor e a razão, não existe muita diferença. Se é que elas existem. Pois mesmo movido pelo amor no momento de nossas decisões, sempre vai existir a razão no meio dessas decisões, ainda que percebamos isto tardiamente.

A paixão, por exemplo, não pode ser confundida com o amor. Esta, sim, traz o perigo da confusão e da discórdia, e jamais deixa que a razão interfira. Isso acontece também quando entram os sentimentos negativos de ira, raiva, ódio e tudo mais que possa nos destruir.  O amor interfere para construir, e a paixão, na maioria das vezes, interfere para destruir, pois ela se transforma frequentemente na ira, no ódio e na raiva, levando a todos à escuridão de suas decisões, enquanto que o amor leva à luz, à harmonia sincera. Não podemos por isso confundir, jamais, o amor com a paixão. O amor cai em terra firme e germina, a paixão cai em terra dura e o vento leva.

Por isso, quando quis dizer que a razão nem sempre tem razão, foi no sentido filosófico de que quando entra o amor a dirigir o nosso caminho, é porque ele já incorporou a razão para dar sentido à nossa vida. Quando amamos de verdade, a felicidade brota como água de uma rica nascente. Quando amamos o próximo, a natureza e o que fazemos, flutuamos como se estivéssemos no espaço sem o tempo a nos controlar. E se a razão de ser é o amor, por que, então, termos razão nos pequenos detalhes e problemas que nos controlam e que às vezes até nos destroem? A razão só tem razão quando o que fazemos e decidimos é por respeito e, principalmente, por amor ao próximo e ao mundo em que vivemos.

Jamais aceitarei que me convençam que uma guerra é provocada por razões próprias e em defesa de um povo. Se para alguns a razão existe neste sentido, então para mim ela nunca terá razão. Não podemos chamar a insensatez, o desequilíbrio emocional do poder, a loucura propriamente dita, de razão. Se assim fosse, acredito que ninguém na face da Terra poderá explicar o que realmente seja a razão. A razão que dizem por aí ser a verdadeira, com suas desculpas para pisarem e massacrarem o povo pelo dinheiro e pelo poder, é falsa e vergonhosa. Nada nela existe de razão, por isso não pode ser chamada assim.

A razão caminha lado a lado com o amor: amor às coisas, ao próximo, à vida profissional e familiar etc. Se assim for, será sempre a verdadeira razão tendo razão.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.