segunda-feira, 31 de janeiro de 2022

Cinco perguntas para Fátima Peres

José Roberto Pereira
Cadeira n.º 12

A pará-minense Fátima Peres é escritora, jornalista, professora, empresária no ramo editorial e membro da Academia de Letras de Pará de Minas. Nesta entrevista ela esclarece pontos interessantes sobre publicação de livro e escrita. 

JRP-Em qual atividade você se sente mais realizada, como professora, escritora, jornalista, empresária?

FP - Querido José Roberto, essa foi a pergunta mais difícil que alguém já me fez. Mas vou tentar respondê-la por etapas. Bom, sempre gostei muito de escrever. Uma das minhas maiores incentivadoras foi minha primeira professora: Dona Luzia. E, da qual, sinto muitas saudades. Me lembro bem de suas aulas de redação. Ela colocava uma figura no quadro e pedia para que apenas descrevêssemos o que víamos. Depois ela completava: “agora imaginem que vocês fazem parte deste cenário e façam uma linda redação”. Era mágico! Depois tínhamos que ler nossas histórias para os outros alunos. Morria de vergonha. Então sempre fui muito acanhada em expor meus escritos. Por causa disso fui ser jornalista. Uma profissão que amo de paixão. Nela encontrei uma maneira de contar histórias sem precisar me expor tanto. Trabalhei na extinta Gazeta Mercantil. Lá, era responsável por escrever e editar uma página inteira sobre Balanços Ambientais e Sociais. Contava histórias verdadeiras de pessoas que faziam coisas incríveis. Mas era uma linguagem muito empresarial, objetiva e “seca”. Fui uma das últimas jornalistas a sair do jornal quando ele fechou suas portas. Trabalhei também em outros veículos, mas sempre empresariais (revistas e jornais). Antes de me formar em jornalismo havia feito três anos do curso de Letras na UFMG. Mas fui complementá-lo, anos depois, na PUC-Minas e, logo depois, resolvi fazer um Mestrado. Em 2006 acabei entrando para um grupo de pesquisa em literatura de autoria feminina na UFMG. Organizamos/revisamos livros acadêmicos e ainda hoje edito a revista Mulheres em Letras. Queria também ser professora, ensinar as pessoas a arte da escrita, do jornalismo, enfim, a brincar e se encantar com o texto, com as palavras. Assim como Dona Luzia um dia fez comigo. Dei aulas de português, de jornalismo e de planejamento gráfico. Mas os anos foram passando e me tornar uma empresária na área da edição foi apenas uma consequência, resultado de um longo percurso, sempre de amor e paixão pela escrita. Como pode perceber, me realizo com todas essas atividades, sempre.

JRP - Fale um pouco sobre sua editora Todavoz e quem pode publicar por ela?

FP - Brinco sempre com as pessoas que nos procuram: “é preciso nos enxergar com uma lupa”. Somos uma microempresa. Não temos a pretensão de ser uma grande editora, mas uma editora comprometida com pessoas que amam fazer outras pessoas sonharem/viajarem quando contam suas histórias. São essas pessoas que podem publicar pela Todavoz. É isso que torna o ser humano mais próximo ao divino, seres “humanos”, de verdade.

JRP - Quais dicas você daria para quem quer publicar o primeiro livro?

FP - Em primeiro lugar, reúna tudo que você já escreveu. Separe aquilo que considere mais relevante e que vai impactar alguém, seu leitor, mesmo que seja para uma pessoa só. Isso já basta para que o livro que você irá publicar ser de grande importância. Publiquei a biografia da minha mãe quando ela completou 80 anos, com fotos e histórias. Dei a ela de presente e uma cópia para os seus irmãos e irmãs. Foi seu melhor presente. Claro, sem desmerecer os vários outros presentes que ela ganhou nesse dia.   

JRP -Como um autor pode chegar até você?

FP - Me conte sua história, me ligue, me envie um e-mail: todavozeditora@todavozeditora.com.br

JRP - Fale sobre mercado editorial e como ele tem sobrevivido neste cenário pandêmico?

FP - Quando falamos em mercado editorial temos os três lados: do empresário, do escritor (a) e do leitor. Como empresária, acredito que não é só o mercado editorial que tem sobrevivido com restrições neste terrível cenário. Toda nossa economia tem passado por provações e buscando encontrar soluções que minimizem os impactos negativos. Ou, no máximo, tentar sobreviver. O editorial é um deles. Nossa moeda perdeu o valor totalmente e só quem ganha dinheiro nesse país é quem exporta ou mexe com mercado financeiro (bancos, por exemplo). Para o escritor (a) existem ainda algumas oportunidades, como as publicações digitais/autorais, o self-publishing. Quanto ao leitor, este está cada dia mais distante das melhores médias de leitura por indivíduo do mundo. Na Índia, que se encontra em primeiro lugar, por exemplo, são 10,7 horas gastas semanalmente com leitura. O brasileiro, no ranking de 30 países aparece na 27ª posição. Então, seja como for, estamos num momento difícil para o mercado editorial. Resta-nos esperança de dias melhores.

_________________________________

Entrevista realizada por José Roberto Pereira, publicada originalmente no Jornal Diário

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.