quarta-feira, 24 de julho de 2024

ALPM participará do VII Encontro da Associação das Academias de Letras de Minas Gerais

 


A Associação das Academias de Letras de Minas Gerais - Asalemg, realizará o seu sétimo encontro na cidade de São João Del Rei nos dias 27 e 28 de julho. A Academia de Letras de Pará de Minas, que é uma das fundadoras da entidade, estará representada no evento, que deve contar com cerca de 80 escritores de pelo menos 22 cidades de diversas regiões do Estado. 

A cada encontro realizado pela Associação das Academias de Letras, um escritor de destaque da cena literária brasileira participa da abertura apresentando uma palestra e compartilhando experiência sobre o mundo das letras. Já estiveram presentes nos encontros dos acadêmicos nomes como Inácio de Loyola Brandão, Itamar Vieira Júnior e Paulinho Pedra Azul que, no último encontro em Pará de Minas realizou uma entrevista musical contando casos de sua vida literária e musical. No sétimo Encontro a ser realizado em São João del-Rei, o escritor convidado será Xico Sá que fará uma palestra no dia 27 de julho, sábado, no Teatro Municipal de São João del-Rei, sobre “Literatura e a preservação dos diversos patrimônios”, aberto à participação da população.

Além dos debates e da troca de experiência, o encontro dos acadêmicos é uma oportunidade para que os escritores conheçam melhor a cultura do seu próprio estado na medida que a cidade anfitriã apresenta aos participantes o melhor da sua própria comunidade como pontos turísticos, manifestações culturais e culinárias específicas da região onde o evento é realizado. A Presidente da Academia de Letras de São João del-Rei, Terê Silva, destacou que a programação deste sétimo Encontro, que será o maior de todos já realizado pela Asalemg, mesclou literatura e atrações teatrais e culturais.

Além dos eventos de sábado abertos ao público, o encontro será encerrado no domingo, com a realização da Reunião Ordinária da entidade e um almoço oferecido aos participantes pela academia anfitriã. “Nós percebemos que os escritores saem dos encontros mais entusiasmados a escreverem mais, a criar coragem para ir adiante em seus objetivos de apresentarem ao mercado literário novas obras”, destacou o Presidente da ASALEMG, Flávio Ramos, escritor autor de quatro obras literárias e membro da Academia Divinoplitana de Letras.

A Associação das Academias de Letras de Minas Gerais, a primeira do gênero no país, foi fundada em 2022 e conta com o apoio da Academia Mineira de Letras – AML que hipotecou irrestrito apoio à formação desta entidade representativa das academias de Minas Gerais. O escritor, jornalista e ex-Presidente da AML, Rogério Tavares, eleito Presidente de Honra da ASALEMG, manifestou-se “muito satisfeito com esse processo de união dos homens e das mulheres irmãos da escrita e das letras na certeza que este é um bom caminho para a valorização, preservação e difusão da cultura literária”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.