sábado, 23 de março de 2019

Lançamento de novo livro do acadêmico José Roberto Pereira

Autor de quatro livros já publicados, o escritor da Academia de Letras de Pará de Minas José Roberto Pereira lança, no próximo dia 28 de março, a partir das 20 horas, a obra "Um ninho coberto de penas", texto infantojuvenil que aborda as relações homem x natureza e natureza x natureza. O lançamento ocorre pela Páginas Editora, de Belo Horizonte, e será no Museu Histórico de Pará de Minas (Muspam), em Pará de Minas. Para falar dessas complexas relações, José Roberto Pereira, que também é ator, com formação em Letras, narra a saga de dois filhotes de tucanos, que têm que passar por fortes provações em meio à natureza, ora acolhedora ora assustadora. O autor tem como ponto de partida o aprendizado que colheu na infância e início da juventude, período em que viveu no meio rural, trabalhando como lavrador. José Roberto é natural de Jaguara de Minas, distrito do município de Onça de Pitangui. Para Rosana de Mont’Alverne, escritora e editora de livro infantil e juvenil, que assina o texto de apresentação do livro, a história de Pereira é “uma metáfora da vida no alto dos morros onde ninhos de penas bem poderiam ser barracões de zinco, sem telhado e sem pintura. Ninhos como lares onde vivem famílias, ainda que na maioria falte o pai e às vezes até a mãe. Penas como sofrimento e aflição. Mas a vida insiste porque o amor existe, porque irmãos que cuidam um do outro - como os filhotes de tucano da história - crescem na adversidade, se fortalecem juntos e atravessam os portais essenciais aos altos voos”. As ilustrações do livro são assinadas pela artista angolana Beatriz Valdez, que consegue, com primor, imprimir a dramaticidade e a beleza trazidas pelo texto nas imagens que o acompanham. Beatriz também atuou em outro livro do autor, "A Joaninha e a Margarida" (2008). José Roberto ocupa a cadeira n.º 12 da Academia de Letras de Pará de Minas



 Lançamento: dia 28 de março de 2019, às 20 horas, no Museu Histórico de Pará de Minas (Muspam) – Rua Manoel Bastista, 51, Centro.

2 comentários:

  1. Parabéns, José Roberto. Sucesso!!! Quando tudo parece sem sentido, as palavras entram em cena e apontam caminhos, inspiram sonhos, norteiam esperanças... um abraço a todos!

    ResponderExcluir

Os comentários neste blogue são moderados.