sábado, 25 de janeiro de 2020

A palavra é luz!

Ailton José Ferreira
Cadeira n.º  7

Talvez nem imaginemos o quanto uma palavra pode significar em nossas vidas, em certas ocasiões. Quanto mais várias delas. A palavra transforma ações, vidas e sentimentos. Quando dita na hora certa e em harmonia com Deus, ilumina nossos interiores e toca fundo nos corações. E ao meditarmos a Palavra de Deus, na fé a luz se torna forte e envolvente no meio em que vivemos. Digo sempre que a palavra pode construir ou destruir fazer nascer ou morrer, brilhar nos corações ou escurecer os sentimentos. Por isso é preciso muito cuidado quando manuseamos as palavras, porque elas podem ser vidas ou mortes.


Em cada palavra dita ou construída dentro de nós, é sempre uma esperança que podemos dar a alguém, e por que não? Ao mundo também. E sempre que fazemos isso também cresce um sentimento maravilhoso de que fomos úteis em alguma coisa, para que este mundo seja melhor e mais feliz de se viver. E nada melhor do que a própria Palavra de Deus para nos transformar e impulsionar para frente, no caminho verdadeiro para felicidade deste mundo.


Por que às vezes poucas palavras transformam diálogos, se assim podemos chamar, e negociações entre líderes das nações em decisões individualistas e presunções poderosas? É fácil respondermos a estas indagações. Simplesmente porque estes líderes se acham reis de tudo e de todos, e que podem passar por cima de tudo como um rolo compressor. Nestas negociações, tenho a certeza absoluta que jamais pensam ou pensarão no sofrimento do próximo, ou mesmo em Deus. Com certeza seus pensamentos passam  longe disso. São serpentes piores do que aquela que seduziu Adão e Eva a comerem a maçã do conhecimento. Estas serpentes de hoje, e por que não dizer de todos os tempos, usam da palavra como uma arma necessária para destruírem, desestabilizarem tudo que não lhes interessa. Só querem o paraíso para si próprios. Só que este paraíso de que querem se apossar é aqui na Terra, e que pode lhes ser tirado a qualquer momento, pois são como vermes que se devoram a qualquer preço.


É aí que a Palavra de Deus entra na história. Ela é vida e luz, saúde e harmonia, construção e união e tudo mais que nos regenera. Quando meditamos o que o Criador tem para nos dizer, orientar e confortar, achamos a solução para a maioria de nossos problemas. Se não de todos, mas aqueles sem solução nos fazem refletir do que precisamos mudar ou melhorar em nossas ações e pensamentos diante do próximo e do mundo. Pois nem sempre o que está escrito é para aquele momento, mas deve ser guardado em nossos corações, para então abrirmos nossos sentimentos e buscar o equilíbrio em nossas ações diárias.

A palavra precisa ser sempre coerente, encorajadora, apaixonante, forte e precisa e principalmente de amor a Deus e ao próximo, nos momentos certos, nas horas incertas. Busquemos então, todos os dias, as palavras certas que nos transmitem luz, e muito mais brilhantes em nosso próximo, para que a compreensão, a harmonia e a paz entre os homens reinem eternamente.

QUE DEUS ABENÇOE A TODOS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.