sábado, 8 de maio de 2021

Colo de mãe

Carmélia Cândida
Cadeira n.º 2

Minha mãe, Lúcia, nome que significa “a luminosa”, “a iluminada” ou "aquela que nasceu com a manhã".

O colo de mãe é o melhor lugar do mundo. Em seu abraço, nos sentimos amparados, protegidos. O amor de mãe é imensurável. Não pode haver um amor maior que esse. Com a nossa mãe, queríamos viver a vida inteira e até além. E a falta de mãe é doída demais. Tão ou talvez mais doída que essa falta só a da perda de um filho.

Uma mãe jamais abandona seu filho. O amor dela nunca o deixará sozinho. Por meio desse amor, ela para sempre viverá e continuará com ele, mesmo que às vezes ele se esqueça ou que não perceba. 

A mãe vai estar na cozinha quando estiver sendo preparada aquela receita de bolo que ela fazia, no cheiro do café sendo passado de manhã, no quentinho do cobertor nas noites frias, em cada flor que for plantada no seu jardim, no seu silêncio quando você contemplar uma paisagem bonita, em coisas que você diz sem se dar conta de que um dia ouviu dela, numa borboleta que passa... Ela vai estar em tudo que te ensinou. Ela vai estar nas batidas do seu coração. Sinta...

Você  pode não ter mais a sua mãe com você ou ela pode estar sendo levada por uma doença cruel e não ter mais como te oferecer o seu colo, o seu abraço. Você pode, em algum momento de dor ou dificuldade, achar que nada mais importa e querer desistir. Você pode se sentir sozinho, desamparado, desalentado. Mas você não está. Sua mãe está com você. Então, nesses momentos, pense no quanto ela torce por você, no quanto quer ver você bem, e siga em frente, pois é isso que ela espera de você.

Eu sei que você pode ficar triste se você não tiver mais o colo ou o abraço dela, se não ela não mais puder perguntar como está sua vida nem te contar sobre a dela,  como em tempos passados. E você vai ficar, muitas vezes. E está tudo bem.  Quando isso acontecer, procure pensar só nos bons momentos que passaram juntos, reviva e agradeça. E saiba fazer dessa tristeza uma tristeza querida, pois  ela vem da lembrança da sua mãe, amor sem igual.

E, se você puder ter fisicamente esse colo e esse abraço, com todas as possibilidades que podem existir entre mãe e filho, tente não perder nenhuma dessas possibilidades. Aproveite cada momento com ela. Respeite, coopere, defenda, não deixe ninguém ofendê-la. Beije, se acalente em seus braços e dê acalento a ela também. Faça tudo o que puder por ela. Enquanto é tempo.

Não se esqueça: sempre que você quiser, ela vai estar presente. Seja em alma e corpo, seja dentro de você em forma de amor. Porque todo o significado de mãe, que pode ser infinito, se tiver que ser reduzido a uma definição, será a de amor.






2 comentários:

  1. Muito lindo, tocante e familiar. Obrigada, Carmélia! Gratidão pela vida de sua mãe e por todos os frutos que ela gerou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada também pela leitura e pela atenção para comigo.

      Excluir

Os comentários neste blogue são moderados.