domingo, 5 de maio de 2019

Importante biografia de Padre Libério surpreende por trazer revelações inéditas

Carmélia Cândida
Cadeira n.º 2


Uma das figuras religiosas mais queridas da região centro-oeste de Minas Gerais ganha uma nova biografia. Padre Libério Rodrigues Moreira, natural de Lagoa Santa-MG, cujo nome está em processo de beatificação e canonização pelo Vaticano, é o biografado em O Servo Fiel – A fascinante biografia de Padre Libério Rodrigues Moreira - o Padre Libério, novo livro do escritor José Roberto Pereira, nascido em Jaguara de Minas, distrito de Onça de Pitangui, MG.

O escritor avisa, nas primeiras páginas do livro, que, em pouquíssimas passagens, recorreu-se à oralidade. É que a obra se baseia, essencialmente, em registros documentais. Desde o início, a ideia do autor era chegar à origem pouco conhecida do homem Libério Rodrigues Moreira, desvendar períodos silenciosos de sua vida e acompanhar toda a sua trajetória, valendo-se de fatos registrados historicamente. Algumas poucas entrevistas se fizeram necessárias para complementar o trabalho e foram importantes porque enriqueceram ainda mais a biografia. Somente assim seria possível apresentar ao leitor uma obra consistente e verdadeiramente nova, considerando que se pode dizer que se trata da primeira biografia do religioso que conta com o rigor de uma pesquisa bem planejada e bem executada.

Pereira, com o parceiro de trabalho, o experiente historiador Alaércio Antônio Delfino, foi atrás de documentos em todos os lugares por onde Libério Rodrigues Moreira passou, percorrendo cidades, cartórios, examinando arquivos, livros, jornais e todos os meios possíveis de registros. Para isso, contaram com a anuência da Diocese de Divinópolis, à qual pertenciam as paróquias onde Libério Rodrigues atuou na maior parte de sua vida. O apoio da Diocese, do Bispo Dom José Carlos Souza Santos, foi fundamental para o desenvolvimento de todo o processo de pesquisa e de escrita do livro. Aliás, todo esse processo foi realizado com a colaboração de muitas partes, contando com a importante participação de Erivelta Sebastiana Diniz, perita histórica da Causa de Beatificação e Canonização do Servo de Deus Padre Libério, e de Padre Adelmo Sérgio Gomes, postulador da Causa (que também assina o posfácio do livro), além de diversos outros profissionais, o que o autor faz questão de destacar nos agradecimentos do livro.

Por todos esses fatores, o que no início parecia quase impossível, considerando a inicial ausência de documentos e que os registros estavam espalhados por muitos lugares diferentes e a serem descobertos, tornou-se possível, sendo construída uma narrativa bem fundamentada e com riqueza de detalhes. Muitos fatos desconhecidos na trajetória de Libério Rodrigues Moreira são revelados no livro. Da mesma forma, a obra traz à tona a versão dos documentos históricos quanto a informações, muitas vezes, equivocadas por se basearem apenas na oralidade.

O que o leitor terá descortinada diante de si, ao ler o livro, será toda a vida do homem Libério Rodrigues Moreira: uma nova história sobre um personagem conhecido. A cada página, irá acompanhar, como uma testemunha que assiste a tudo, os passos dessa grande personalidade, começando por suas raízes mais primitivas, passando por toda sua trajetória e indo além da vida terrena, ao Processo de Beatificação e Canonização instalado oficialmente trinta e dois anos após a morte do religioso. Os eventos milagrosos, embora mencionados sutilmente no texto, não são o foco do livro. O motivo disso é porque se trata de um livro biográfico baseado em documentos, focado no homem Libério Rodrigues.

Realizado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, com o apoio cultural da Lev Termoplásticos, o livro poderá ser lido facilmente tanto por leigos quanto por conhecedores das questões nele tratadas. Pelo que se pode perceber, a intenção do escritor é atingir diferentes leitores, de modo que a obra seja acessível a todas as pessoas. Editada pela Mosaico Produção Editorial, com 308 páginas, traz uma escrita bem elaborada, simples, fluida e elegante. E, como não poderia deixar de ser, marcada pelo olhar sensível do autor, o que se faz presente em todas as suas publicações.

O Servo Fiel – A fascinante biografia de Padre Libério Rodrigues Moreira - o Padre Libério é o sexto livro de José Roberto Pereira, artista múltiplo e versátil que também é professor, diretor teatral, ator, dramaturgo e poeta. O escritor, membro da Academia de Letras de Pará de Minas, colunista do Jornal Diário e do site JC Notícias, ambos de Pará de Minas, se supera a cada trabalho que realiza. Esta obra vem como a coroação de todos os seus trabalhos na literatura e como resultado de seus esforços, transcendendo sua origem humilde e com poucas possibilidades e chegando até onde ele está hoje. Com ela, José Roberto alcança um patamar elevado em sua carreira literária, conquistando um caminho que talvez (e o leitor há de esperar que) não tenha volta. Ao mesmo tempo, a publicação registra na história a grande contribuição do escritor ao revelar de forma sublime e exitosa a vida de uma personalidade tão querida e importante.

Mais valioso que tudo isso, porém, é que O Servo Fiel – A fascinante biografia de Padre Libério Rodrigues Moreira - o Padre Libério é, antes de tudo, uma homenagem à memória querida desse religioso tão significativo para os tantos locais por onde passou e para tantas pessoas que o veneram. Sua vida, que se resume em humildade e simplicidade, é exemplo e inspiração para gerações diversas. Agora, está perpetuada nesta cuidadosa obra, ao alcance de todos.

______________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários neste blogue são moderados.