A Academia de Letras, História e Genealogia da Inconfidência Mineira realizou, no dia 13 de dezembro de 2025, a solenidade de posse da 4ª Turma Acadêmica, em cerimônia realizada no Palácio da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais. Ao todo, 11 novos acadêmicos foram empossados, celebrando o fortalecimento da cultura, da história e da genealogia mineiras.
Entre os empossados, destaca-se a acadêmica da Academia de Letras de Pará de Minas (ALPM), Maria de Fátima Moreira Peres, que passou a integrar a Academia de Letras, História e Genealogia da Inconfidência Mineira como fundadora e titular da cadeira nº 99, cujo patrono é o jornalista Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho. Na ALPM, Fátima Peres ocupa a cadeira nº 15, que tem como patrono Vinícius de Moraes.
Na mesma ocasião, a cerimônia também foi marcada por uma justa e emocionante homenagem a mulheres que se destacam por sua atuação na sociedade. A presidente da Academia de Letras de Pará de Minas, Carmélia Cândida, foi reconhecida como “Mulher Notável”, tendo seu currículo apresentado ao público e sendo agraciada com o Diploma de Honra ao Mérito Inconfidente Hypólita Jacintha Teixeira de Mello – Mulher Notável de Minas Gerais. Por impossibilidade de comparecimento, Carmélia Cândida foi representada na solenidade pela acadêmica Maria de Fátima Moreira Peres, que recebeu a homenagem em seu nome.
A Academia de Letras, História e Genealogia da Inconfidência Mineira, fundada em 8 de outubro de 2023, é uma instituição cívica, cultural, educacional e filantrópica, criada pela Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, com raízes históricas ligadas às antigas tradições de Vila Rica e ao movimento que marcou a história do Brasil: a Inconfidência Mineira.


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Os comentários neste blogue são moderados.